(021) 3208-1227 | 3208-7026 | 98111-5484      contato@otomedrio.com.br    |   

O que é labirintite? Conheça as causas e quais são os tratamentos

A labirintite é a doença que atinge o labirinto, a região do ouvido interno que é diretamente ligada à audição e ao equilíbrio. É ele que dá ao corpo a noção de equilíbrio, além de transmitir a informação da posição da cabeça em relação ao restante do corpo.

Ainda não é possível detectar uma causa específica para a labirintite, mas algumas infecções – como resfriado e otite – podem em resultar nessa doença. Além disso, reações alérgicas, doenças neurológicas e alterações genéticas são alguns problemas de saúde que podem estar ligados à labirintite.

O principal sintoma da doença é a vertigem, que é a sensação de que tudo ao seu redor está girando. Se o paciente não estiver fazendo tratamento, essa tontura pode resultar em quedas e outros acidentes.

O diagnóstico da labirintite é clínico, através da avaliação dos sintomas pelo otorrinolaringologista. Além disso, dependendo do histórico de saúde, o médico pode solicitar exames complementares para descartar outras doenças.

Nos quadros mais leves, o tratamento da labirintite pode ser feito com o uso de medicamentos orais ou exercícios para reabilitação do labirinto. Em situações mais delicadas, como na presença de um tumor na região, o paciente pode precisar de cirurgia.

A labirintite pode ser curada desde que o diagnóstico seja feito no início da doença, permitindo o tratamento adequado e o controle de fatores de risco que podem agravá-la.

Fonte: Medical Site

12 de Novembro de 2021

Agende sua consulta!