(021) 3208-1227 | 3208-7026 | 98111-5484      contato@otomedrio.com.br    |   

O que é apneia do sono e como tratá-la?

Se você costuma acordar cansado mesmo depois de ter dormido uma quantidade suficiente de horas, pode ser que você tenha a síndrome da apneia obstrutiva do sono. Este é um distúrbio mais comum do que se pensa, e tem como principal característica a dificuldade de respirar durante a noite por conta de obstruções das vias aéreas.

Essa obstrução prejudica todo o ciclo do sono, impedindo que você chegue ao estágio mais profundo e descanse apropriadamente. Por causa da obstrução nas vias aéreas, você acaba despertando algumas vezes ao longo da noite, mesmo sem perceber.

Os sintomas mais comuns são ronco alto e frequente, ronco irregular (causados pelas paradas respiratórias), engasgos durante o sono, cansaço ao longo do dia, sono agitado e dor de cabeça.

O diagnóstico é feito a partir de uma avaliação clínica do sono do paciente, além da realização da polissonografia, um exame que consiste na avaliação do sono do corpo do paciente enquanto ele dorme, medindo seu fluxo respiratório, a atividade elétrica cerebral, frequência cardíaca, oxigenação do sangue e movimentos do corpo.

Além dos impactos no humor e na qualidade de vida, a apneia do sono pode facilitar o desenvolvimento de outros problemas de saúde, como diabetes, hipertensão, depressão, doença arterial coronariana, infarto e derrame.

Fonte: Medical Site

03 de Setembro de 2021

Agende sua consulta!