(021) 3208-1227 | 3208-7026 | 98111-5484      contato@otomedrio.com.br    |   

Cirurgia de sinusite: quando ela é indicada?

A sinusite é uma doença relativamente comum, caracterizada pela inflamação dos seios da face e que pode causar dor de cabeça, entupimento do nariz e secreção nasal. Em geral, é uma doença simples, que não evolui para quadros mais complicados e pode ser curada dentro de algumas semanas com o uso de medicamentos corretos.

No entanto, algumas pessoas apresentam quadros de sinusite crônica – que dura por mais de 12 semanas – ou de repetição, onde há quadros recorrentes, mas com melhora completa dos sintomas entre elas. Inicialmente, o médico sempre irá optar pelo tratamento convencional, que pode incluir lavagem nasal, uso corticoide nasal, antibióticos e anti-inflamatórios orais.

Se o tratamento primário falhar, a cirurgia de sinusite (sinusectomia) pode ser indicada. Ela é realizada com aplicação de anestesia geral para oferecer mais conforto ao paciente e diminuir a possibilidade de complicações. Sua duração e complexidade variam de acordo com o grau de acometimento dos seios da face.

Nesse procedimento, o médico faz a drenagem e aeração dos seios da face. Graças aos avanços da Medicina, atualmente a cirurgia pode ser realizada por videoendoscopia, com auxílio de uma câmera introduzida pelas fossas nasais. Como não há necessidade de realizar um corte externo, a recuperação do paciente é mais rápida e há menos impacto na sua qualidade de vida.

A sinusectomia só pode ser indicada por um médico otorrinolaringologista após uma criteriosa avaliação do estado do paciente.

Fonte: Medical Site

19 de Agosto de 2021

Agende sua consulta!